quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Buzz Marketing

Uma simples idéia... Cor do textoCor do texto

Buzz marketing é uma das novas estratégias de marketing.
Baseia-se no encorajar indivíduos a passarem ideias de marketing, que se espalham por eles próprios e segmentos interessados, conseguindo criar um potencial tanto ao nível da exposição da mensagem, como também na influência da mesma.
Devido à imensa concorrência que se tem vindo a assistir ao longo dos anos, todos os marketeers lutam por um lugar na mente do consumidor. E para tal, cada vez mais recorrem a este tipo de técnica. E uma vez que o consumidor está constantemente a ser bombardeado por publicidade, desde a TV, rádio, telefone, internet, telemarketing, etc., os profissionais de marketing questionam-se – Como chegar à mente dos consumidores? Com a agravante de disponibilizarem de budgets cada vez mais baixos e a pressão a aumentar por parte das empresas para se obter o retorno o mais depressa possível?

Aqui temos a resposta!
O objectivo do buzzmarketing é gerar uma sólida notoriedade dentro de um segmento, sem gastar enormes quantias de dinheiro.

O Buzzmarketing, veio exactamente para poder dar soluções. Com um lançar de ideias que inicialmente era feito ao acaso, é hoje feito mais controladamente, tentando criar e monitorar este tipo de mensagem para que ela consiga alcançar os objectivos inicialmente traçados, ou seja conseguirmos dar à informação a direcção correcta que deve seguir.
Como exemplo de campanhas de sucesso de buzzmarketing, temos a Nike, Red Bull, Havainas, Harry Potter, Bulgari, entre muitas outras.
Os casos de sucesso prendem-se ao facto de serem lançados no lugar certo, à hora certa e para as pessoas certas, caso contrário os resultados podem ser bastante negativos para as empresas.
Um estudo do antropólogo Robin Dunbar defende que nós a capacidade social limitada a não mais de 150 pessoas, isto não quer dizer que não haja pessoas com maior númereop de indivíduos que se relaciona. No entanto, quanto maior for esse número, o conhecimento e interacção entre as pessoas diminui, e consequentemente a força da mensagem buzz também diminui.
Nesta epidemia de mensagens, os eleitos representam cerca de 20% das pessoas e ão responsáveis por mais de 80% das transmissões – Lei de Pareto. Estas pessoas têm a capacidade de se socializarem com facilidade, e que têm grande conhecimento e influência no meio. Quando identificamos os eleitos para espalharem o Buzzmarketing, estamos também a definir qual a direcção desta ideia, direcção geográfica e demográfica e que serão o norte da campanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário