A publicidade tradicional funciona cada vez menos e por isso surgem alternativas como o marketing viral e o marketing de guerrilha. Vou apenas falar deste último. E ao contrário do que porventura se possa pensar, Marketing de Guerrilha não é um conceito recente.
Marketing de Guerrilha refere-se a acções de comunicação e publicidade que quebram a rotina do dia a dia com algo surpreendente na esperança de gerar o chamado word-of-mouth ou boca-a-boca.
O objectivo da utilização do marketing de guerrilha passa normalmente por permitir a pequenas empresas combater gigantes ou para pura e simplesmente a sua sobrevivência. Em geral, tácticas de guerrilha são usadas por uma parte mais fraca contra uma mais forte.
O Marketing de Guerrilha, como descrito por Jay Conrad Levinson no seu popular livro Guerrilla Marketing de 1982, utiliza-se de maneiras não convencionais para executar suas actividades de marketing e com orçamentos “apertados”.
Levinson diz que pequenas empresas empreendedoras são diferentes de empresas grandes. Ele menciona um artigo da Harvard Business Review que diz que pequenos negócios não são versões menores de um negócio grande. Por causa da falta de recursos dos pequenos negócios, estes precisam utilizar diferentes tipos de estratégias de marketing e táticas.
Relacionando-se fortemente com técnicas de Buzzmarketing e Marketing Viral, Marketing de Guerrilha, baseia-se fundamentalmente na adopção de uma estratégia anti-marketing tradicional, fugindo aos parametros “normais” do Marketing, e utilizando técnicas pouco convencionais. Na sua génese, o Marketing de Guerrilha sustenta-se em vários pontos basilares. Podem ser considerados os principais, o primeiro, o facto de procurar não promover a campanha nos canais de comunicação tradicionais e, o segundo, o pormenor da utilização de poucos recursos (tempo, dinheiro).
O marketing de guerrilha é uma das técnicas de propaganda que cada vez mais ganha destaque. Com custos mais baixos do que os da propaganda tradicional, pode ser uma boa alternativa de divulgação para empresas com recursos financeiros limitados, conseguindo atingir o seu público alvo sem pagar espaços publicitários nos media tradicionais como rádio, televisão, jornais e revistas.
Como nos apercebemos, claramente o Marketing de Guerrilha tem vantagens para as pequenas empresas, nomeadamente os baixos recursos financeiros para a sua execução, Distribuir brindes em locais frequentados pelo seu público-alvo, criar pequenos eventos para divertir e surpreender os futuros consumidores é infinitamente mais barato do que 30 segundos em horário nobre, no entanto as novas técnicas, a criatividade, ousadia, inteligência são mais importantes que o dinheiro. E sabendo que na actual sociedade se sente saturada de comunicação, grandes empresas começam a utilizar o Marketing de Guerrilha no seu mix de marketing para atingirem os corações e mentes de seus públicos-alvo e trazerem atitude para suas marcas.
Vejamos…
Uma reportagem da tradicional revista inglesa "The Economist" traz alguns exemplos interessantes de ideias usadas na divulgação de alguns sites. Em Nova York, por volta de oito mil carteiras foram espalhadas nas calçadas de Manhanttan. Ao invés de dinheiro, cheques ou documentos, os curiosos de Nova York encontraram dentro das carteiras um cartão com uma mensagem e o endereço do site CharityCounts.com, criado para receber doações para instituições de caridade.
No entanto, nem sempre o Marketing de Guerrilha funciona… (desvantagens)
Mas, como sucesso de uma campanha de guerrilha depende de ideias originais, os erros são difíceis de ser identificados antes de serem feitos!... A Mattel, fabricante da Barbie, pintou uma rua toda de cor-de-rosa para promover a boneca. A acção, obviamente, irritou os moradores. Os consumidores sentiram que seu espaço foi invadido e o tiro saiu pela culatra. As iniciativas devem ser muito bem pensadas e realizadas com cuidado para passar sempre uma imagem positiva, fixando sua marca de maneira simpática e original.
Nos dias de hoje, não são só as pequenas empresas que adoptam por este tipo de tácticas na divulgação das suas empresas. As empresas com budgets elevados, como por exemplo Optimus, Canal Fox, Throttleman, entre outras estão cada vez mais inclinadas para este tipo de estratégias uma vez que as pessoas reconhecem as estratégias mais tradicionais, não conferindo à empresa o seu propósito inicial, que será o alcançar de notoriedade, algo que o Marketing de Guerrilha faz tão bem…
Marketing de Guerrilha refere-se a acções de comunicação e publicidade que quebram a rotina do dia a dia com algo surpreendente na esperança de gerar o chamado word-of-mouth ou boca-a-boca.
O objectivo da utilização do marketing de guerrilha passa normalmente por permitir a pequenas empresas combater gigantes ou para pura e simplesmente a sua sobrevivência. Em geral, tácticas de guerrilha são usadas por uma parte mais fraca contra uma mais forte.
O Marketing de Guerrilha, como descrito por Jay Conrad Levinson no seu popular livro Guerrilla Marketing de 1982, utiliza-se de maneiras não convencionais para executar suas actividades de marketing e com orçamentos “apertados”.
Levinson diz que pequenas empresas empreendedoras são diferentes de empresas grandes. Ele menciona um artigo da Harvard Business Review que diz que pequenos negócios não são versões menores de um negócio grande. Por causa da falta de recursos dos pequenos negócios, estes precisam utilizar diferentes tipos de estratégias de marketing e táticas.
Relacionando-se fortemente com técnicas de Buzzmarketing e Marketing Viral, Marketing de Guerrilha, baseia-se fundamentalmente na adopção de uma estratégia anti-marketing tradicional, fugindo aos parametros “normais” do Marketing, e utilizando técnicas pouco convencionais. Na sua génese, o Marketing de Guerrilha sustenta-se em vários pontos basilares. Podem ser considerados os principais, o primeiro, o facto de procurar não promover a campanha nos canais de comunicação tradicionais e, o segundo, o pormenor da utilização de poucos recursos (tempo, dinheiro).
O marketing de guerrilha é uma das técnicas de propaganda que cada vez mais ganha destaque. Com custos mais baixos do que os da propaganda tradicional, pode ser uma boa alternativa de divulgação para empresas com recursos financeiros limitados, conseguindo atingir o seu público alvo sem pagar espaços publicitários nos media tradicionais como rádio, televisão, jornais e revistas.
Como nos apercebemos, claramente o Marketing de Guerrilha tem vantagens para as pequenas empresas, nomeadamente os baixos recursos financeiros para a sua execução, Distribuir brindes em locais frequentados pelo seu público-alvo, criar pequenos eventos para divertir e surpreender os futuros consumidores é infinitamente mais barato do que 30 segundos em horário nobre, no entanto as novas técnicas, a criatividade, ousadia, inteligência são mais importantes que o dinheiro. E sabendo que na actual sociedade se sente saturada de comunicação, grandes empresas começam a utilizar o Marketing de Guerrilha no seu mix de marketing para atingirem os corações e mentes de seus públicos-alvo e trazerem atitude para suas marcas.
Vejamos…
Uma reportagem da tradicional revista inglesa "The Economist" traz alguns exemplos interessantes de ideias usadas na divulgação de alguns sites. Em Nova York, por volta de oito mil carteiras foram espalhadas nas calçadas de Manhanttan. Ao invés de dinheiro, cheques ou documentos, os curiosos de Nova York encontraram dentro das carteiras um cartão com uma mensagem e o endereço do site CharityCounts.com, criado para receber doações para instituições de caridade.
No entanto, nem sempre o Marketing de Guerrilha funciona… (desvantagens)
Mas, como sucesso de uma campanha de guerrilha depende de ideias originais, os erros são difíceis de ser identificados antes de serem feitos!... A Mattel, fabricante da Barbie, pintou uma rua toda de cor-de-rosa para promover a boneca. A acção, obviamente, irritou os moradores. Os consumidores sentiram que seu espaço foi invadido e o tiro saiu pela culatra. As iniciativas devem ser muito bem pensadas e realizadas com cuidado para passar sempre uma imagem positiva, fixando sua marca de maneira simpática e original.
Nos dias de hoje, não são só as pequenas empresas que adoptam por este tipo de tácticas na divulgação das suas empresas. As empresas com budgets elevados, como por exemplo Optimus, Canal Fox, Throttleman, entre outras estão cada vez mais inclinadas para este tipo de estratégias uma vez que as pessoas reconhecem as estratégias mais tradicionais, não conferindo à empresa o seu propósito inicial, que será o alcançar de notoriedade, algo que o Marketing de Guerrilha faz tão bem…
Sem comentários:
Enviar um comentário