
Depois do e-business e dos cartões electrónicos, chega o Marketing Digital. Todas as e mpresas recorrem hoje em dia às tecnologias, de forma a desenvolverem os seus meios para comunicar os seus produtos ou serviços aos seus clientes alvo.
"Marketing digital consiste num conjunto de acções de comunicação que as empresas podem utilizar através da Internet e da SMS para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamento com os já existentes."
Aliar as tradicionais técnicas de marketing directo às novas tecnologias da informação pode ser considerado um passo arrojado no desenvolvimento de novas áreas de negócio. No entanto, se algumas empresas consideram o Internet mailing uma alternativa vantajosa, através da qual se pode obter em média uma taxa de retorno de cerca de 20 por cento, outras vê como uma técnica pouco eficaz.
Neste tipo de marketing, sabe-se sempre a reacção do utilizador. Algumas empresas, no entanto, que são rígidas quanto ao seu uso, e optam por marketing tradicional. Quando este tipo de marketing chega às empresas muitas das vezes nem sequer chegam a ser lidas por quem desejamos – pois o facto de muitas vezes os emails chegarem ao correio electrónico das boxes sem serem solicitados, podem provocar o desagrado do cliente, que passa a eliminar a informação antes mesmo de a ler.
O sucesso das acções de marketing por e-mail está dependente de uma saudável combinação entre as novas e as ancestrais técnicas de venda. Os princípios do Marketing Directo Convencional superam os antigos, enquanto o rápido e imediato acesso, assim como a interactividade da Internet, criaram novas regras de fazer negócios.
A chave de sucesso está, na verdadeira força do e-mail. No qual reside na capacidade de comunicar de uma forma tal com os clientes já existentes que, efectivamente, consegue estreitar o relacionamento e criar afinidades com eles. E é por isto que, depois de algum tempo, os clientes se vão acostumando a receber estes contactos regulares, conseguindo por isso reforçar a relação entre ambos.
"Marketing digital consiste num conjunto de acções de comunicação que as empresas podem utilizar através da Internet e da SMS para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamento com os já existentes."
Aliar as tradicionais técnicas de marketing directo às novas tecnologias da informação pode ser considerado um passo arrojado no desenvolvimento de novas áreas de negócio. No entanto, se algumas empresas consideram o Internet mailing uma alternativa vantajosa, através da qual se pode obter em média uma taxa de retorno de cerca de 20 por cento, outras vê como uma técnica pouco eficaz.
Neste tipo de marketing, sabe-se sempre a reacção do utilizador. Algumas empresas, no entanto, que são rígidas quanto ao seu uso, e optam por marketing tradicional. Quando este tipo de marketing chega às empresas muitas das vezes nem sequer chegam a ser lidas por quem desejamos – pois o facto de muitas vezes os emails chegarem ao correio electrónico das boxes sem serem solicitados, podem provocar o desagrado do cliente, que passa a eliminar a informação antes mesmo de a ler.
O sucesso das acções de marketing por e-mail está dependente de uma saudável combinação entre as novas e as ancestrais técnicas de venda. Os princípios do Marketing Directo Convencional superam os antigos, enquanto o rápido e imediato acesso, assim como a interactividade da Internet, criaram novas regras de fazer negócios.
A chave de sucesso está, na verdadeira força do e-mail. No qual reside na capacidade de comunicar de uma forma tal com os clientes já existentes que, efectivamente, consegue estreitar o relacionamento e criar afinidades com eles. E é por isto que, depois de algum tempo, os clientes se vão acostumando a receber estes contactos regulares, conseguindo por isso reforçar a relação entre ambos.
É importante que os e-mails tenham um propósito:
· Estratégia, objectivos, e tácticas têm de ser delineados;
Vejamos:
· Qual é o intuito da campanha?
· Quais são os objectivos?
o Será...
· Manter os clientes informados acerca de um novo produto ou levar à compra imediata?
· Ou será construir uma relação cada vez mais forte com os seus actuais clientes? Fortalecer uma marca?
· Posicionamento?
· Estudar os clientes para novas ideias de produtos?
o Criar objectivos de fácil compreensão, para uma percepção do sucesso da comunicação e conseguindo a medição dos resultados obtidos.
Quando usado de forma correcta, o marketing por email pode tornar-se no seu mais valioso e rentável trunfo para construir uma relação não só para o momento, mas para o futuro entre a marca e o cliente.
Com um Website, tudo se torna mais fácil, basta apenas visitar o espaço on-line para se conhecer o negócio. Contudo, nem sempre é necessário. Existem lojas que sobrevivem sem eles, e muitas usufruem das visitas on-line apenas para fins institucionais.
Vantagens:
O marketing digital, via internet, é a forma mais eficaz e segura para o investimento publicitário. Links e iniciativas de email marketing deve fazer parte de qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande.
I. Facilidade de implementação;
II. Controlo do orçamento;
III. Monitoramento dos resultados;
Estas são as vantagens que o marketing digital tem sobre o convencional – TV, rádio, jornal, revistas, etc. No entanto, não se deve desprezar um em detrimento do outro, a criação de um Mix de ambas as técnicas são importantes para uma explosão de resultados positivos para um negócio.
Artigo Semana Informática
considero que o marketing digital é muito importante sobretudo agora que sou mãe , pois através de e mail chegam- me informações que de outra forma só teria conhecimento se fosse à marca propriamente dita. exemplo disso, foram os mails que me enviaram relativamente a saldos e promoções das marcas relacionadas com artigos de criança. por exemplo a petit patapon enviou informação relativo ao inicio dos saldos e quais os produtos contemplados. é uma forma simples de promoção da marca e de fidelização dos clientes.
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