Exomarketing
O Exomarketing em termos de actuação é bastante diferente do Endomarketing. Este último trabalha a comunicação ao nível interno das empresas, e o Exomarketing trata do marketing externo, ou seja da comunicação externa das empresas.
Apesar de trabalharem em campos distintos ambas são importantes para as estratégias de comunicação de uma empresa. Poderíamos dizer que uma sem a outra não seriam tão eficazes como se verifica na realidade…
“Exomarketing é, portanto, uma estratégia de comunicação externa que se utiliza das acções e instrumentos do Endomarketing como conteúdo”.
O Exomarketing nasceu do fruto de resultados positivos da comunicação interna Endomarketing. Se antes ver funcionários a trabalharem felizes e com produção garantida era motivo de alívio aos executivos, por que não aproveitar esse sucesso e partilhar com o público externo e mostrar o quão boa a empresa é?
Desta forma, as estratégias desenvolvem-se tão positivamente quanto perfeitas e eficazes foram as acções de Endomarketing.
O Exomarketing é uma disciplina bastante activa no mercado, é agressivo e melhor ambientado para a conquista de novos clientes (uma vez que estes estão em constante transformação e/ou mutação das suas características e necessidades), como também estão atentos à fidelização de clientes.
Assim sendo o Exomarketing actua em várias frentes, por exemplo:
· Indicadores de serviços;
A maioria dos jornais e revistas locais dispõem de uma página(s) ou coluna(s) intitulada(s) como painel ou indicador de serviços. Pois então nesta área encontramos nada mais do que pequenos anúncios de médicos, dentistas, advogados, arquitectos, etc…, que de uma forma bastante económica apresentam os seus préstimos profissionais. São normalmente anúncios procurados por quem veio de fora e se queira inteirar do que se dispõe para o possa necessita r.
· Cartas circulares;
Carta em forma de circular para os seus próprios clientes, conseguindo de uma forma participativa dar início da sua actividade, especialidade ou novidade, ou conclusão de um curso.
É uma maneira rápida, dirigida e eficiente de divulgação e sempre com resultados positivos. A informação deve ser objectiva e clara, informando de todo o conjunto de características que poderá fazer beneficiar o cliente, como também a forma de como este poderá aceder ao serviço, por exemplo contacto telefónico.
Para que este tipo de actuação seja o mais eficaz possível há que manter uma base de dados actualizada de clientes já obtidos ou então através de empresas onde com protocolos se consiga chegar ao público-alvo, ou seja, os colaboradores dessas mesmas empresas.
· Cartões de Festas;
Hoje em dia, por motivos económicos, ou por não estar na moda, os cartões de Natal, Ano Novo, Páscoa, Aniversário, etc. …, já não estão a ser tão usados como outrora. De alguma forma, o distanciamento com o cliente aumenta. No entanto, esta é uma forma da Empresa chegar mais perto do consumidor, pois como estes tenderão a diminuir no seu envio para os clientes, os poucos recebidos, serão lidos e do interesse do cliente, motivando o contacto de agradecimento.
Por exemplo,
A Unicef, como entidade beneficiente faz sentir os seus colaboradores, como contribuidores para causas nobres.
Entre outras:
· Flores e Lembranças; Disk Mensagem; Notas Sociais; Matérias na Imprensa; Páginas Amarelas; Palestras e Cursos; Publicação de Artigos; Internet e E-mails; Participações; Circular a Empresas;
O Exomarketing em termos de actuação é bastante diferente do Endomarketing. Este último trabalha a comunicação ao nível interno das empresas, e o Exomarketing trata do marketing externo, ou seja da comunicação externa das empresas.
Apesar de trabalharem em campos distintos ambas são importantes para as estratégias de comunicação de uma empresa. Poderíamos dizer que uma sem a outra não seriam tão eficazes como se verifica na realidade…
“Exomarketing é, portanto, uma estratégia de comunicação externa que se utiliza das acções e instrumentos do Endomarketing como conteúdo”.
O Exomarketing nasceu do fruto de resultados positivos da comunicação interna Endomarketing. Se antes ver funcionários a trabalharem felizes e com produção garantida era motivo de alívio aos executivos, por que não aproveitar esse sucesso e partilhar com o público externo e mostrar o quão boa a empresa é?
Desta forma, as estratégias desenvolvem-se tão positivamente quanto perfeitas e eficazes foram as acções de Endomarketing.
O Exomarketing é uma disciplina bastante activa no mercado, é agressivo e melhor ambientado para a conquista de novos clientes (uma vez que estes estão em constante transformação e/ou mutação das suas características e necessidades), como também estão atentos à fidelização de clientes.
Assim sendo o Exomarketing actua em várias frentes, por exemplo:
· Indicadores de serviços;
A maioria dos jornais e revistas locais dispõem de uma página(s) ou coluna(s) intitulada(s) como painel ou indicador de serviços. Pois então nesta área encontramos nada mais do que pequenos anúncios de médicos, dentistas, advogados, arquitectos, etc…, que de uma forma bastante económica apresentam os seus préstimos profissionais. São normalmente anúncios procurados por quem veio de fora e se queira inteirar do que se dispõe para o possa necessita r.
· Cartas circulares;
Carta em forma de circular para os seus próprios clientes, conseguindo de uma forma participativa dar início da sua actividade, especialidade ou novidade, ou conclusão de um curso.
É uma maneira rápida, dirigida e eficiente de divulgação e sempre com resultados positivos. A informação deve ser objectiva e clara, informando de todo o conjunto de características que poderá fazer beneficiar o cliente, como também a forma de como este poderá aceder ao serviço, por exemplo contacto telefónico.
Para que este tipo de actuação seja o mais eficaz possível há que manter uma base de dados actualizada de clientes já obtidos ou então através de empresas onde com protocolos se consiga chegar ao público-alvo, ou seja, os colaboradores dessas mesmas empresas.
· Cartões de Festas;
Hoje em dia, por motivos económicos, ou por não estar na moda, os cartões de Natal, Ano Novo, Páscoa, Aniversário, etc. …, já não estão a ser tão usados como outrora. De alguma forma, o distanciamento com o cliente aumenta. No entanto, esta é uma forma da Empresa chegar mais perto do consumidor, pois como estes tenderão a diminuir no seu envio para os clientes, os poucos recebidos, serão lidos e do interesse do cliente, motivando o contacto de agradecimento.
Por exemplo,
A Unicef, como entidade beneficiente faz sentir os seus colaboradores, como contribuidores para causas nobres.
Entre outras:
· Flores e Lembranças; Disk Mensagem; Notas Sociais; Matérias na Imprensa; Páginas Amarelas; Palestras e Cursos; Publicação de Artigos; Internet e E-mails; Participações; Circular a Empresas;
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