Ou seja, através do Neuromarketing podemos dizer aos empresários, fabricantes e comerciantes, a forma eficaz de vender os seus produtos – se é através da cor das embalagens, design, o som, o sabor, cheiro, etc.
Exemplo...
Um estudo da Baylor College of Medicine, em Houston, Texas consistia na experimentação de um dos refrigerantes Pepsi e Coca-Cola. Em um dos casos, os experimentadores não sabiam qual era a marca a bebida que tomaram.
“Quando perguntados qual dos dois refrigerantes era melhor, metade respondeu Pepsi. Nesse caso, a ressonância detectou um estímulo na área do cérebro relacionada a recompensas. Já quando elas tinham conhecimento sobre a marca, esse número caiu para 25%, e áreas relativas ao poder cognitivo e à memória agora estavam sendo usadas. Isso indica que os consumidores estavam pensando na marca, em suas lembranças e impressões sobre ela. O resultado leva a crer que a preferência estava relacionada com a identificação da marca e não com o sabor.”
Através deste estudo, concluímos que, através do neuromarketing é possível monitorizar as
emoções experienciadas. Através desta ciência conseguimos estudar o estado cerebral de uma pessoa quando esta é exposta a determinadas situações de experimentação, tornando possível a identificação das zonas do cérebro que são estimuladas.
David Lewis foi apelidado o "pai do neuromarketing".
“Quando perguntados qual dos dois refrigerantes era melhor, metade respondeu Pepsi. Nesse caso, a ressonância detectou um estímulo na área do cérebro relacionada a recompensas. Já quando elas tinham conhecimento sobre a marca, esse número caiu para 25%, e áreas relativas ao poder cognitivo e à memória agora estavam sendo usadas. Isso indica que os consumidores estavam pensando na marca, em suas lembranças e impressões sobre ela. O resultado leva a crer que a preferência estava relacionada com a identificação da marca e não com o sabor.”
Através deste estudo, concluímos que, através do neuromarketing é possível monitorizar as
David Lewis foi apelidado o "pai do neuromarketing".
Foi um dos primeiros psicólogos a reconhecer o potencial desta actividade e estudo, de forma a conseguir compreender e monitorizar as respostas dos consumidores perante determinado produto.
Vantagens:
A possibilidade de descobrir qual o sentimento que é despertado no consumidor perante determinada campanha de Marketing (produto, serviço) é uma das vantagens.
Pois através deste meio, é permitido a uma empresa saber elaborar um conjunto de acções e mecanismos nos seus produtos e campanhas publicitárias, de forma a incitar a compra ou desejo de aquisição do produto.
Para além disso, é uma fonte de pesquisa bastante confiável, uma vez que as respostas são dadas e registadas através da ressonância, e também porque na maior parte dos casos os questionários podem não sinceros.
A possibilidade de descobrir qual o sentimento que é despertado no consumidor perante determinada campanha de Marketing (produto, serviço) é uma das vantagens.
Pois através deste meio, é permitido a uma empresa saber elaborar um conjunto de acções e mecanismos nos seus produtos e campanhas publicitárias, de forma a incitar a compra ou desejo de aquisição do produto.
Para além disso, é uma fonte de pesquisa bastante confiável, uma vez que as respostas são dadas e registadas através da ressonância, e também porque na maior parte dos casos os questionários podem não sinceros.
Desvantagens:
Contudo, apesar de ser uma das mais confiáveis forma de pesquisa, esta não é 100% garantida, até porque o nosso corpo não responde sempre da mesma maneira, isto é, naõ é um mero Robô!
As emoções, e estados socioculturais são também uma das componentes humanas influenciáveis para este teste, o que mais explica a falta de exactidão.
Em jeito de conclusão...
Com todos os prós e os contras deste tema, assente na realidade, o Neuromarketing não veio para descobrir qual a melhor estratégia para uma empresa vingar no mundo dos negócios.
Veio sim, desvendar a complexidade da relação entre o consumidor e a marca.
Pois o consumidor não apenas avalia a utilidade de um produto ou a confiabilidade que uma marca lhe oferece, existe também uma série de factores emocionais que podem influenciar o sucesso ou fracasso de um lançamento, desde o patriotismo até a simples aversão ao nome, ou marca.
in site Mundo Marketing
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